quarta-feira, 23 de março de 2011

Pêssankas

A Páscoa está chegando, e nessa época as professoras se veem em meio a coelhinhos, cenouras, e ovos, não é mesmo! Sempre admirei a arte ucraniana das pêssankas, e resolvi trabalhar a simbologia dessas obras com as turmas de Educação Infantil e de 1º ano.
 A arte de colorir os ovos pascais, conhecida como pêssanka (derivado do verbo pessaty, o qual significa escrever), é muito antiga e data do período do paganismo. Simbolizava o renascimento da Terra na primavera com a promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade. Posteriormente, com o advento do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo – promessa de um mundo melhor e mais feliz.

 
Tendo como suporte ovos de galinha, a pêssanka é artisticamente pintada em processo artesanal utilizando cores variadas, com desenhos geométricos, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia. Os ovos representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação. Sua forma perfeitamente desenhada, sua superfície lisa e sua cor geralmente branca, fazem do ovo um símbolo da perfeição.




O costume diz que as pêssankas devem ser recebidas como um presente, ou seja, cada símbolo representa um desejo para alguém de quem gostamos muito.
Para a realização da atividade, mandei bilhetes para as mamães pedindo cascas de ovos ( tomando cuidado para não quebrá-las, que elas tivessem um furo pequeno e estivessem lavadas e secas). Preparamos gesso de secagem rápida e enchemos cada uma das casquinhas. Depois de bem seco, quebramos as cascas..........e surpresa! Foi maravilhoso para as crianças descobrirem que dentro da casquinha tinha um ovo de gesso!
Após trabalharmos com os símbolos, pedi que as crianças então pensassem em alguém que amassem e o que desejavam para essa pessoa, e pintassem o ovo de gesso.







Depois de prontas, as pêssankas foram levadas pelos alunos e dadas como presente para mamães, papais, vovós e amigos. E as crianças conheceram um pouco mais sobre outras culturas e descobriram que o melhor da Páscoa é estar com quem a gente mais ama!




Nenhum comentário:

Postar um comentário