domingo, 13 de março de 2011

Estandartes/ Festa do Divino - Folclore Açoriano

Os açorianos, povo de origem portuguesa que colonizou  grande parte do litoral catarinense, além de religiosos também eram muito festeiro. As principais festas açorianas existem até hoje e mantêm o caráter religioso. Uma das conhecidas é a Festa do Divino, que acontece cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos. O Divino é representando por uma pomba branca, e a festa caracteriza-se pela coroação dos imperadores, farta comida, danças, música, rezas e distribuição de esmolas.
O artista catarinense Willy Zumblick retratou os principais acontecimentos da festa do Divino em várias de suas obras.
 



Os alunos do 8º ano, após analisarem as pinturas, ficaram curiosos a respeito das bandeiras que são presença constante nos festejos. Sugeri então a eles que pesquisassem o conceito e a história dos estandartes, com especial atenção para a Festa do Divino e sua simbologia.
Em seguida, foi apresentada a proposta de confeccionar estandartes com materiais diferenciados, e facilmente encontrados na casa dos alunos. A base foi feita com papelão de caixa e cabo de vassoura revestidos com TNT, e o resto ficou por conta da criatividade e do capricho de cada grupo. Os alunos usaram fitas, lantejoulas, glitter e até fuxicos para criarem suas obras, que foram expostas na escola, maravilhando a todos que por lá passaram!





3 comentários:

  1. Lindo estes estandartes, Dani!
    Conta mais sobre como são as festas do Divino aí no sul. Eu conheci um pouquinho das festas do Divino do Norte...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bianca, o post saiu errado, com várias partes cortadas! Vou editar para que vc consiga entender direitinho como o trabalho foi feito. Bjooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal demais!
    Obrigada!
    Nas Festas do Divino do Norte existem, além da linguagem bíblica, festas do Divino que louvam as decendências afro-asiáticas!

    É super bacana!
    Beijos!

    ResponderExcluir