sábado, 26 de fevereiro de 2011

Arte Rupestre - Pintura em pedra

Entende-se Arte Rupestre como sendo a arte produzida pelo homem no período da Pré-História. As principais manifestações artísticas eram os desenhos e pinturas, principalmente de animais, feitos nas paredes das cavernas.
A arte, nesse sentido, atendia a uma função mística ou mágica, pois acreditavam que ao desenhar determinado animal, aprisionavam-lhe a alma e portanto este seria capturado durante a caça.
Depois de discutir os conceitos de arte rupestre com minha turma de 6º ano, fiquei pensando em uma atividade prática diferente das que já tinha feito, e me lembrei de um trabalho proposto tempos atrás por uma amiga de Garuva, super criativa professora de Artes também, a Bibi. Ela havia visto em uma revista de artesanato sobre a pintura de animais em pedra.
Resolvi então me apropriar da ideia, já que na escola temos uma quantidade grande de pedras redondinhas de rio, de todos os tamanhos. O primeiro passo foi passar uma demão de tinta acrílica branca, para destacar as cores que serão usadas mais tarde.




 Após conferirem se a tinta havia secado, os alunos marcaram as linhas do animal que escolheram desenhar, observando o formato da pedra. Em seguida, procuraram retratar com a tinta acrílica as principais características e detalhes de cada bicho.

Coelhinho

Caracol

Cobra


Outra cobra


Nenhum comentário:

Postar um comentário