sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Arte Ndebele por Esther Mahlangu

Embora as origens do Sul Africano Ndebele estejam envoltas em mistério, elas foram identificadas como uma das tribos Nguni. As tribos Nguni representam quase dois terços da população da África do Sul e podem ser divididos em quatro grupos distintos, os Nguni Central (os povos Zulu-língua), os Nguni do Sul (os povos xhosa de língua), o povo Suazi da Suazilândia e adjacentes áreas e as pessoas Ndebele da Província do Norte e Mpumalanga.
Os dois grupos Ndebele não foram apenas separados geograficamente, mas também por suas diferenças de línguas e culturas. Os Ndebele da Província do Norte consistem principalmente na BagaLanga e as tribos BagaSeleka que, em geral, adotaram a língua e a cultura de seus vizinhos Sotho.
O povo norte-Ndebele residia em uma área que se estende da cidade de Warmbaths no sul, até o rio Limpopo, no norte e da fronteira com o Botswana, a oeste da fronteira com Moçambique, no leste. No entanto, eles estavam concentrados principalmente nos distritos de Pietersburg, Bakenberg e Potgietersrus.

As mulheres Ndebele tradicionalmente são adornadas com uma variedade de ornamentos, cada um simbolizando seu status na sociedade. Após o casamento, os vestidos tornam-se cada vez mais elaborados e espetaculares. Nos tempos antigos, a mulher Ndebele usaria anéis de cobre e bronze em torno de seus braços, pernas e pescoço, simbolizando a sua união e fidelidade a seu marido, uma vez que sua casa foi construída.
As mulheres casadas também usavam um avental de cinco dedos (chamado de ijogolo) para marcar o ponto culminante do casamento, que só ocorre após o nascimento do primeiro filho. A manta de casamento (Nguba) usada por mulheres casadas era decorada com miçangas para registrar eventos importantes ao longo da vida da mulher
Os meninos geralmente correm nus ou usam um avental dianteiro pequeno de pele de cabra. Entretanto, as meninas usam aventais frisados ou saias. Para rituais e cerimônias, os homens Ndebele são adornados com enfeites feitos por eles, suas esposas.

A arte sempre foi uma característica importante de identificação do povo Ndebele. Para além da sua estética, tem um significado cultural que serve para reforçar a identidade Ndebele. A habilidade essencial Ndebele artística sempre foi entendida como a capacidade de combinar fontes externas de estimulação com conceitos de design tradicional emprestado de seus antepassados.
Os artistas demonstram uma fascinação com a qualidade linear de elementos em seu ambiente e esta é retratado em sua arte. A pintura é feita à mão livre, sem esquemas anteriores, embora os desenhos sejam planejados de antemão.
A característica de simetria, proporção e bordas retas de decorações Ndebele são feitas à mão sem a ajuda de réguas e esquadros. As mulheres Ndebele são as responsáveis pela pintura dos padrões coloridos e intricados nas paredes de suas casas.
As paredes de trás e lateral da casa eram frequentemente pintados em cores de terra e decorado com formas geométricas simples, que foram moldados com os dedos e delineadas em preto. Os projetos mais inovadores e complexos foram pintados em cores mais brilhantes. A parede frontal que cercava o pátio em frente da casa recebeu tratamento especial.
Os artistas contemporâneos Ndebele fazem uso de uma ampla variedade de cores (azuis, vermelhos, verdes e amarelos). Tradicionalmente, as cores de terra e as diferentes argilas de cor natural, nas cores branco, marrom, rosa e amarelos, também foram utilizados. O preto derivou do carvão vegetal. Hoje, as cores brilhantes estão na ordem do dia.

Como a sociedade Ndebele tornou-se mais ocidentalizada, os artistas passaram a refletir essa mudança de sua sociedade em suas pinturas. Muitos artistas Ndebele estenderam também as suas obras para o interior das casas.


Esther Mahlangu – artista Ndebele

Nascida em 1935, Esther Mahlangu foi descoberta por curadores do Museu Georges Pompidou, de Paris, onde teve seu trabalho exposto pela primeira vez em 1989. Conquistou a Europa com sua pintura colorida e logo caiu nas graças de artistas famosos. Mais recentemente, a BMW encomendou um carro customizado com os motivos geométricos típicos dos Ndebele.
A sua arte é fortemente marcada pelo estilo original de sua tribo localizada na África do Sul, que emprega pinturas especiais nas paredes através de formas geométricas e multicoloridas, além de trajes confeccionados a partir de miçangas.
Os Ndebele, ao contrário de muitas outras tribos da África do Sul, conseguiram preservar as suas tradições ancestrais ao longo dos séculos. Apesar de ser uma sociedade patriarcal, a herança artística é passada de mães para filhas. Esther Mahlangu é hoje uma figura central nesta tradição.
Desenha à mão-livre, sem medições ou esboços utilizando tintas brilhantes que conferem aos seus trabalhos um vigor e colorido extraordinário. À primeira vista puramente abstratas, as composições são construídas com base num complexo sistema de sinais e símbolos. Mahlangu foi a primeira artista Ndebele a transpor os murais para telas e levar as convenções do seu trabalho a um público mais vasto.
Mahlangu levou a arte Ndebele a todo o mundo e afirmou: “A minha mãe e a minha avó ensinaram-me a pintar quando tinha apenas dez anos. A partir daí nunca mais parei. Sinto-me feliz quando pinto”.


 As turmas de 6º ano fizeram primeiro uma pesquisa escrita sobre a artista Esther Mahlangu na biblioteca da escola, depois assistiram a uma apresentação de slides com obras da artista. Discutimos sobre a apropriação da pintura Ndebele e seu uso em suportes diferenciados e inusitados (sandália, carro; etc), e então solicitei que cada aluno levasse para a escola um objeto que não fosse normalmente usado para pintura. Fiquei surpresa e admirada com a quantidade e variedade de suportes descobertos por eles. Os alunos passaram para o objeto os desenhos simétricos que já haviam sido criados anteriormente em papel sulfite, e pintaram com tinta guache. O resultado? Vale a pena conferir!!!












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário