segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Arte e Natureza - Estudando Carlos Vergara

Um dos eixos estudados com os 4ºs anos foi Arte e Meio Ambiente, ou seja, a utilização de elementos da natureza para a produção de obras artísticas. A primeira tarefa foi desenhar diferentes folhas no caderno, observando e procurando reproduzir suas linhas,formas e texturas.
O dia estava perfeito para uma aula ao ar livre, e os alunos realizaram a atividade com bastante atenção!



De volta à sala, chegou o momento de pintar os desenhos com os diversos tons que observamos nas folhas.




Na aula seguinte, trabalhamos o conceito de gravura e usamos as folhas coletadas pelos alunos como carimbos. Primeiro pintamos pedaços de papel kraft com tinta branca, em seguida cada um passava guache em uma folha e carimbava no papel, formando uma composição comos tamanhos e formatos em diferentes cores.


Na sequência, a atividade programada foi "desenhar" com areia. Em sala, as crianças fizeram desenhos com lápis na cartolina. Fomos para o pátio, e lá, elas passaram uma camada fina de cola sobre as linhas do desenho e jogavam areia.



Os alunos assistiram ao vídeo do artista brasileiro Carlos Vergara (DVDteca Arte na Escola), analisaram as obras feitas a partir de pigmentos naturais e conheceram o histórico do artista.



A proposta, depois de assistir e discutir o vídeo, foi produzir uma monotipia coletiva utilizando elementos como folhas, pedrinhas, terra de diferentes cores sobre um pedaço de tecido. Alguns problemas ocorreram (o tecido que tínhamos à disposição não era o ideal, a cola era insuficiente; etc), mas o mais importante foi o trabalho em equipe e a compreensão, por parte dos alunos, dos conteúdos estudados.
É claro que não podia faltar foto da turminha maravilhosa que participou de todo esse percurso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário