quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pop Art - Serigrafia

A Pop Art foi um movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.
Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.
Andy Warhol foi a figura mais conhecida e mais controvertida do pop art. Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro.



Para compreenderem melhor a técnica da serigrafia e sua utilização na Pop Art, os alunos trabalharam com o tema bichos, através do molde vazado. Primeiro criaram um animal no sulfite através de recortes, prepararam a tela de serigrafia e entintaram. Com rodinhos, puxaram a tinta e - surpresa!


                                                         Confeccionando o molde vazado


Preparando a tela de serigrafia


                                            Entintando a tela e puxando com os rodinhos


Momento mais bacana: descobrir como ficou


Serigrafias quase prontas - agora é só recortar as bordas e fazer a montagem



5 comentários:

  1. Oi Daniela,sou professora de Artes em Guaratuba bem pertinho de vc. E preciso mto saber como se faz esse trabalho em serigrafia pois, não tive contato com a técnica e os alunos querem trabalhar com essa técnica. Se puder me mandar um email talvez se for muita coisa para escrever vou até vc em Itapoá um dia da semana mesmo para me mostrar ...

    Um abraço vivianade@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou cursando a faculdade de Artes visuais, trabalho com pintura, desenhos e arte em colagem, pra eventos de igreja e escolinhas, tipo cenarios.
    Moro em Campo Grande MS, gostaria muito de ir até ai, para ajudar e trabalhar com artes. Eu acho muito intereçante poder ajudar, e trabalhar numa area que eu gosto. E quero aprender tbn com vcs, e o seu trabalho está de parabéns.
    Se eu um dia receber um convite, não recusarei em estar ai para ajudar. Obrigado!
    wagnerbezerra@msn.com

    ResponderExcluir
  3. Dani, parabéns pelo seu trabalho, acho lindo!!
    Estou precisando de algumas dicas com relação à serigrafia, pois pretendo realizar alguma atividades com alunos do ensino médio e fundamental, e preciso utilizar materiais alternativos.

    Grata!

    ResponderExcluir
  4. E-mail para contato: rozanadiaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi sou estudante e a professora pediu para pesquisar quais são os principais pintores, mas aqui só cita um! Você sabe mais alguns para me falar?

    ResponderExcluir